Vereador discute violência na Câmara e cobra atitude do governador e do prefeito do Recife

Vereador discute violência na Câmara e cobra atitude do governador e do prefeito do Recife

Vereador discute violência na Câmara e cobra atitude do governador e do prefeito do Recife

O vereador Rinaldo Junior subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife (CMR), nesta segunda-feira (18/09), para discutir o grave cenário de violência que aflige milhares de pessoas não apenas na cidade do Recife, mas também em todo o estado de Pernambuco. Ao mencionar os casos de violência no final de semana, quando foram registrados 41 homicídios, o parlamentar afirmou: “somos todos reféns da violência”, ao destacar que duas pessoas foram assassinadas e carbonizadas dentro de um veículo na Zona Sul do Recife.

Da discussão encabeçada pelo vereador Rinaldo Junior, que durou 45 minutos e mobilizou os demais parlamentares, saíram duas propostas. A primeira trata-se de um requerimento assinado por todos os vereadores, convocando os secretários de Segurança – estadual e municipal – para debaterem o tema na CMR. O documento será encaminhado através da Comissão de Segurança da Casa. A segunda proposta diz respeito à contratação, pela casa legislativa, de um diagnóstico da violência na capital pernambucana.

Em seu discurso, o vereador Rinaldo Junior trouxe os números alarmantes de homicídios, estupros, assaltos a ônibus e crimes patrimoniais. “Essa violência tem que acabar. Basta. Hoje andar no transporte coletivo é uma loteria, paramos nos sinais com medo, chegamos em casa para abrir o portão também com medo”, enumerou. “Senhor governador e prefeito do Recife, acordem para a realidade! O maior problema hoje do Estado e da cidade é a segurança. Estou falando como cidadão, como um pai que amanhã pode não ver as filhas, sair para trabalhar e não voltar mais”, cravou.