Projeto de lei de Rinaldo Junior cria “Dia da Felicidade Interna Bruta”

Projeto de lei de Rinaldo Junior cria “Dia da Felicidade Interna Bruta”

Projeto de lei de Rinaldo Junior cria “Dia da Felicidade Interna Bruta”

Matéria publicada pela Câmara Municipal do Recife em 25/07/2022

Já recebeu parecer de aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, o projeto de lei Ordinária (PLO) 177/2022, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que institui o “Dia da Felicidade Interna Bruta” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.

A proposta, que continua tramitando por outras comissões da Câmara Municipal do Recife, tem por objetivo reconhecer a importância e o fortalecimento da felicidade interna bruta, como método de medir o desenvolvimento de uma nação, sem ser através de bens e serviços, mas sim pelo bem-estar de seu povo.

O vereador Rinaldo Junior explica que este este novo indicador da ONU (Organização das Nações Unidas), que é a “Felicidade Interna Bruta – FIB”, foi criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação. Através do FIB são analisados alguns quesitos como: bem-estar humano, esgotamentos dos recursos da natureza, cuidados familiares e utilização do tempo de forma equilibrada.

“O conceito já é uma disciplina para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco. A UFPE será a terceira do país a ofertar em sua estrutura curricular a disciplina eletiva, ligada ao curso de Biomedicina, que é ofertada desde 2019. E houve tempo em que os números da economia significavam que o País estava bem. Mas houve época em que as autoridades passaram a reconhecer que a economia ia bem, mas o país estava mal. Isso por conta de péssimos indicadores, na saúde, na educação, no mercado de trabalho”, argumentou Rinaldo Junior.

De acordo com essa explicação do parlamentar, pode ocorrer de o PIB ser ótimo, mas péssimo o FIB. Com o apoio de diversos intelectuais reconhecidos mundialmente, o conceito de FIB foi recriado para ser aplicado como forma de medir o desenvolvimento de comunidades. Uma equipe elaborou um questionário que examina bem-estar psicológico, acesso à cultura, proteção do meio ambiente, governança, saúde, educação e vitalidade da comunidade. “Temos alguns elementos básicos para se medir o FIB, que são: bem-estar econômico, bem-estar ambiental, saúde física, mental, satisfação no trabalho, felicidade social e bem-estar político”.

Os quatro pilares da FIB são: desenvolvimento socioeconômico sustentável e igualitário; preservação e promoção de valores culturais; conservação do meio ambiente; bom governo (ético, eficiente e responsável). “Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável, principalmente pós pandemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Mesmo assim, parte dessas pessoas não possuem assistência médica adequada quanto à saúde mental”, lamentou.