2022 junho 09 No dia do Porteiro, Câmara Municipal do Recife faz Sessão Solene em homenagem aos profissionais

No dia do Porteiro, Câmara Municipal do Recife faz Sessão Solene em homenagem aos profissionais

No dia do Porteiro, Câmara Municipal do Recife faz Sessão Solene em homenagem aos profissionais

O Dia do Porteiro é comemorado nesta quinta-feira, dia 09 de junho e para prestar homenagem a esses trabalhadores essenciais para a sociedade, a Câmara Municipal do Recife realizou uma Sessão Solene que contou com a presença de dezenas de trabalhadores em Condomínios. De autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que também é presidente do SIEEC (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios) e também autor da Lei Municipal 18.350/2017º, que criou o Dia do Porteiro no município do Recife.

São mais de 30 mil porteiros apenas na capital pernambucana, sendo cerca de 3 milhões em todo país. A data marca a valorização desses profissionais, que cuidam e zelam pela segurança do condomínio, responsáveis pela segurança e o bom funcionamento na entrada e saída das pessoas dos prédios comerciais e residenciais e até no auxilio em outros serviços inerentes para um bom funcionamento do estabelecimento.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael que convidou para compor a mesa o Diretor Secretário do SIEEC-PE, Adilson Porteiro e o síndico do Condomínio Ignêz Andreazza, Jadson Almeida, além do autor do requerimento da sessão, o vereador Rinaldo Junior, que dez um discurso emocionante.

“Poderia aqui nessa tribuna hoje fazer um discurso político, até por ser uma casa política, mas ao invés disso, prefiro falar com o coração, com o sentimento do sindicalista. E hoje, se estou aqui nessa tribuna pelo segundo mandato consecutivo como vereador do Recife, eu devo a vocês, trabalhadores, pois lá atrás quando pensei em ser político, eu tinha uma única bandeira, e que eu carrego até hoje, que é a defesa incansável dos trabalhadores e trabalhadoras.

É isso que me faz feliz, realizado, e que me dá forças para trabalhar todos os dias, defendendo esta causa. E vocês, trabalhadores, saem de casa todos os dias com esse sentimento, mas vocês têm uma virtude maior que muitos, saem para proteger e garantir o patrimônio de terceiros. E por muito tempo essa categoria não era reconhecida e era considerada por muitos uma categoria de trabalhadores domésticos, e isso muito me incomodava bastante, foi quando decidimos arregaçar as mangas e ir à luta pela valorização do trabalhador em condomínio.

Essa data municipal de hoje, foi aprovada pelo nosso mandato. Para muitos pode ser pouco, mas para mim representa uma das mais importantes Leis que aprovei aqui nesse parlamento, pelo reconhecimento e valorização de toda a classe.

Temos muita ainda para lutar, mas temo muitas conquistas a comemorar, como a do bônus qie todos vocês irão receber hoje, de R$ 60,00, que foi uma conquista do SIEEC, esse sindicato que, costumo dizer, que é o que mais cresce em Pernambuco, pois é o mais atuante. Quero parabenizar também todos os funcionários dessa entidade, que estão todos os dias defendendo a categoria.

Precisamos lutar também para que essa categoria, que hoje tem 3 milhões de trabalhadores em todo o Brasil tenha representação política, tenha voz, pois não temos ninguém que nos represente na Câmara Federal, isso é uma injustiça. Lamentavelmente tem muito trabalhador que ainda vota em patrão, precisamos mudar essa realidade. Temos de ter representação da categoria não somente aqui no Recife, mas também em Olinda e nas outras cidades do Estado e do nosso país.

Essa é a primeira sessão solene que fazemos do dia do porteiro, mas, enquanto tivermos aqui nessa casa, militando por vocês, teremos a honra de homenageá-los todos os anos aqui na Casa de José Mariano. Portanto, precisamos de união, arregaçar as mangas e ir às ruas, para mais conquistas para nossa categoria. Hoje é um momento de emoção. A cidade do Recife presta homenagem a vocês e encerro o meu discurso batendo palmas a vocês”, finalizou o discurso, batendo palmas, o vereador Rinaldo Junior, bastante emocionado.

Em seguida, o Diretor Secretário do SIEEC, Adilson Porteiro subiu à tribuna para seu discurso, representando o sindicato. “Quero dizer o quanto é importante o porteiro de condomínio, como aconteceu em várias situações, como em um condomínio que sofreu incêndio e foi o porteiro quem acionou os bombeiros. Somos nós, os guardiões do bem maior, dos moradores em condomínio, as suas famílias. Fico feliz por esse dia e triste ao mesmo tempo, pois não termos essa discussão em outras cidades. Hoje é um dia de comemoração, mas também é um dia de luta.

Queria fazer uma homenagem especial em memória aos companheiros que não estão mais entre nós e peço a todos que falem presente, são eles: Geraldo da Cunha, Edilson Francisco, Luiz Marinho, Ricardo José de Moura (Rico), João Eudes e Geraldo Silvio Santos, trabalhadores que nunca fugiram à luta e ao compromisso”, finalizou Adílson, parabenizando ainda todos os colaboradores e funcionários do SIEEC-PE.

Após os discursos, o vereador Rinaldo Junior fez a entrega dos certificados a 46 trabalhadores em condomínio presentes na solenidade, que foram homenageados pela Câmara pelos relevantes serviços prestados ao Recife.

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *