Atuação

Atuação

POR QUE O VEREADOR É TÃO IMPORTANTE?

Image Title
O Vereador é escolhido através do voto para cuidar dos interesses da população em relação à Administração Pública. Apesar de não ser responsável pela execução das ações, que ficam a cargo da Prefeitura, os vereadores auxiliam por Leis, Indicações e Requerimentos, o prefeito e seus secretários no debate de temas como saúde, cultura, educação, infraestrutura, mobilidade e vários outros.

O QUE O VEREADOR FAZ:

Legisla: elaborar e propor Leis Municipais, discutindo e votando estes projetos para atender as necessidades da comunidade.
Fiscaliza: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração cuidando do orçamento e pedindo informações sobre a aplicação dos recursos públicos.
Assessora: em sua atividade parlamentar, o vereador discute as políticas públicas a serem implantadas pela Prefeitura, sendo a voz do povo na hora de ter suas demandas ouvidas pelos administradores.
Julga: a Câmara Municipal analisa as contas dos administradores públicos e apura infrações por parte do Prefeito e dos Vereadores.

“O vereador é o porta-voz do povo na Prefeitura para que suas ações aconteçam dentro do que o recifense precisa e espera para o seu crescimento.”

 

COMPROMISSO COM O TRABALHADOR

Há mais de 20 anos a Câmara Municipal do Recife não conta com um representante do Movimento dos Trabalhadores. O momento de transformações na sociedade brasileira exigem atenção urgente. Rinaldo Junior, protagonista desse movimento abre espaço para que a Casa de José Mariano volte a ser palco de reivindicações e assembleias que resgatem o respeito sobre a base fundamental de uma sociedade que se desenvolva economicamente e socialmente de forma equilibrada e sustentável.

“Temos o compromisso de levar à frente como vereador o trabalho realizado em Sindicatos e na Força Sindical contra as tentativas de flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e contribuir para a efetivação dos direitos trabalhistas na esfera municipal, abordando temas como as fraudes nas relações de trabalho e as diversas formas de precarização. Em minha história sempre arregacei as mangas para lutar ao me deparar com a problemática da terceirização sem limites, com estágios irregulares, com o cooperativismo fraudulento, além do uso abusivo de comissionados em detrimento da realização de concursos públicos. Vamos combater na Câmara dos Vereadores o trabalho clandestino, informal, não-regulamentado, debatendo e buscando maneiras de incentivar a formalização que promove a cidadania, a dignidade do prestador de serviço e o desenvolvimento econômico do nosso município. Nossa plataforma é um mandato a serviço do trabalhador recifense.”

COMPROMISSO COM A SAÚDE

Grandes obras, construção de mega hospitais e de projetos complexos que não saem do papel ou que se tornam pouco eficazes para atender às necessidades fundamentais de saúde básica da população. Esta é a realidade constatada ao confrontar o modelo oferecido pelo poder público e o dia-a-dia da população que, em suas comunidades, ainda sofre sem simples cuidados que poderiam evitar centenas de doenças.

“Entrando pelas periferias, a gente encontra mães de família com dois, três filhos, que nunca conseguiu fazer um preventivo. Tem senhores e senhoras que não conseguem fazer um eletrocardiograma. A realidade que é mostrada na TV é muito diferente da que se encontra nas ruas. Em 2011, com a ajuda de vários sindicalistas e incontáveis amigos, começamos o trabalho do Núcleo de Saúde Comunitária do Alto do Céu que desmistificou e mostrou como é simples cuidar e dar atenção de saúde às pessoas. Médicos especialistas e centros clínicos devem estar mais próximos do povo, ao seu alcance. Levaremos para a Câmara Municipal do Recife a discussão sobre uma política de saúde que vá até onde o povo está, ao seu bairro, à sua comunidade. Serei um instrumento também em defesa do trabalhador em saúde, dos agentes de saúde, aos enfermeiros, médicos, maqueiros, atendentes, entre tantos outros elementos fundamentais para um atendimento de qualidade à população, mas acabam sem as ferramentas para oferecer o serviço que esperam de suas profissões.”

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Fora da Educação não tem salvação, não tem solução. Um dos pilares do trabalho de Rinaldo Junior para a Câmara dos Vereadores do Recife é o debate e proposição de ações que levem à população uma escola inclusiva, segura e acolhedora, com qualidade no ensino e na formação de cidadãos introduzindo as crianças no mundo não só científico, mas também cultural e social.

“Criado e implantado no Brasil já nos anos 80 por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, a escola em tempo integral, apesar da sua importância, ainda não é a realidade plena na educação do Recife. Falta às nossas escolas estrutura suficiente para isso. Como está a alimentação nas escolas da Rede Municipal do Recife? Como estão as estruturas físicas? O profissional da educação é valorizado como merece pelo trabalho transformador de realidades que desempenha? Levaremos para a Câmara o debate sobre a educação pensando na escola como um todo: gestores, professores, alunos, pais e comunidade, para, assim, formularmos soluções para as necessidades de todos. Outra prioridade é a educação infantil, um bom exemplo de que as atenções à educação também deve atender às necessidades dos pais. O Recife tem cerca de 80 mil crianças entre 0 e 5 anos. Destas, apenas uma parcela conta com acesso a creches e pré-escolares que oferecer cuidado, segurança, acolhimento e condições para o seu desenvolvimento. Onde centenas de milhares de homens e mulheres deixam seus filhos para poderem trabalhar? Onde estão estas crianças?”

COMPROMISSO COM A CULTURA

O recifense, como todo pernambucano, é bairrista. Não sem motivos, já que as riquezas culturais da cidade enchem todos de orgulho. Em sua atuação como vereador da Cidade do Recife, Rinaldo Junior pretende discutir políticas públicas para que todo este patrimônio, às vezes deixado em segundo plano, seja reconhecido, resgatado, preservado e valorizado.

“A terra do Frevo e do Maracatu às vezes vê de lado a sua história passar. Se manifestações culturais tombadas como Patrimônio Histórico e reconhecidas mundialmente carecem de atenção e só são lembradas no Carnaval, o que diríamos de manifestações com potenciais extraordinário como os tradicionais clubes, agremiações e gêneros musicais populares que fazem ferver os subúrbios? E dos artistas plásticos e os poetas que retratam em cores e palavras as belezas da nossa cidade e não recebem apoio para repercutirem como merecem? A gestão da cultura deve respeitar o artista local.O Recife precisa debater em sua Câmara projetos que conectem as fontes das nossas expressões culturais a canais multiplicadores que os insiram na dinâmica diária da cidade, além de estimular e apoiar festivais e espaços culturais que atuem como potencializadores deste talento.”

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO URBANO: HABITAÇÃO, MOBILIDADE E TRANSPORTE

Quando fechamos os olhos e pensamos no Recife que queremos, a imagem que vem à mente é das pontes, dos rios, da orla do mar, dos edifícios e das avenidas. Mas a cidade é feita de muito mais. Como vereador, Rinaldo Junior defende o desenvolvimento sustentável da cidade que passa por proporcionar as melhores condições para crescer de forma integrada, explorando ao máximo o seu potencial econômico, social e ambiental.
A cidade não pode ser apenas tratada para receber shoppings, grandes empreendimentos e prédios de luxo. A cidade, para ser de todos e sustentável, precisa de habitação com dignidade para toda a sua população. Para tanto, fortalecer as comunidades hoje localizadas nas áreas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) é um dos pilares de Rinaldo Junior. Assim como o apoio a regularização fundiária, a implantação do IPTU progressivo, a execução dos débitos dos grandes devedores de impostos municipais, o fortalecimento do orçamento municipal para a realização de desapropriações de imóveis a favor da ampliação da política habitacional para a população pobre do Recife. Não basta pagar aluguel social, nem remover população de área de risco. É preciso construir habitação com dignidade.
mobilidade urbana não pode ser direito apenas de quem tem carro particular: um, dois, três nas garagens de seus imóveis. E ainda sim, essas mesmas famílias já sofrem com o trânsito ruim do Recife. Como futuro vereador, Rinaldo Junior vai defender a ampliação da oferta de linhas de transporte público rodoviário de passageiros, mais integrações com o Metrô, mais faixas de pedestres nas avenidas de toda a cidade, ciclovias em todas as avenidas dos bairros ao centro e entre os bairros da cidade. O transporte público e as ciclofaixas também precisam subir o morro para atender a população de baixa renda que, muitas vezes, não tem carro ou condições de pagar um transporte privado, como o serviço de táxi. As escadarias também precisam receber atenção especial, além de estarem devidamente preservadas e sinalizadas, é necessário que ofereçam acessibilidade e segurança.

“Uma cidade de contrastes. Utilizando justificativas como geração de empregos temporários, modernidade e crescimento econômico, o Recife insiste em dedicar seus esforços na construção de ilhas de desenvolvimento em meio ao caos urbano para o qual cada vez mais vira as costas. Belíssimos shoppings rodeados de favelas, imponentes arranha-céus entre conjuntos arquitetônicos arruinados, áreas turísticas e de lazer segregadoras, belas pontes e avenidas que potencializam empreendimentos imobiliários enquanto dezenas de bairros esperam, travados, por mínimas ações paliativas de ordenamento. Estes desequilíbrios trazem prejuízos para ambas as partes. Do alto desordenado dos morros se vê o caos de concreto das avenidas e edifícios. Estamos no mesmo barco. Enquanto contamos com um sistema milionário de BRT de alcance restrito e inacabado, nos subúrbios ainda sofremos para ir trabalhar em ônibus velhos, lotados e até impedidos de cumprir seus itinerários por causa das ruas precárias. É meu compromisso como candidato a vereador, trabalhar pelo desenvolvimento econômico da nossa cidade, mas através de um estímulo estratégico que mobilize todo o nosso enorme potencial material e humano. O Recife é de todos, feito por todos e para todos! A Câmara do Recife precisa ter pulso forte no Plano Diretor, nas ações de mobilidade como ciclofaixas que atendem apenas ao lazer das áreas nobres e não a quem depende da bicicleta para trabalhar, no estímulo à descentralização do comércio e seu retorno aos bairros gerando oportunidades de emprego e renda em toda a cidade, entre tantos outros pontos. Nossa luta é por uma cidade para se viver. Uma cidade pensada para o seu povo.”

COMPROMISSO COM A INFÂNCIA E JUVENTUDE

Cada vez mais a juventude é ativa politicamente. Nas escolas, nos grupos de amigos, através das redes sociais, temas políticos atuais são amplamente debatidos. Mas além de debater é preciso se engajar na construção de uma administração pública que proporcione as condições para que os jovens possam enfrentar e vencer os graves desafios sociais atuais.

“Comecei a minha história de luta política ainda adolescente, ao lado do meu pai nas reivindicações trabalhistas. Descobri como é importante estar por dentro das questões que fazem parte do dia a dia das crianças e adolescentes e que poderão definir o seu futuro. Educação de qualidade, qualificação profissional, emprego, cultura, lazer, esportes, o combate às drogas e à criminalidade, tudo isso precisa da voz do jovem para que sejam definidas ações eficientes e atentas à realidade da juventude atual que mudou, tem novos horizontes e novos objetivos. O jovem tem o poder transformador e nas mãos deles está o futuro. Precisamos levar a sua voz ao parlamento para que possamos viver em uma cidade melhor e voltada para o seu povo.”

COMPROMISSO COM OS DIREITOS HUMANOS

O Recife precisa reduzir os índices de violência contra sua população. Atualmente os jovens, sobretudo os negros e mais pobres, as mulheres e os idosos, todos os dias, são as maiores vítimas dessa violência.

“Defendo a construção de novas unidades de abrigo e proteção às mulheres vítimas de violência em toda a cidade. Defendo o fortalecimento das unidades dos Conselhos Tutelares e todo apoio à atuação dos Conselheiros. Defendo as medidas protetivas, de apoio e orientação a violência contra os idosos. Serei um vereador intransigente na defesa de políticas públicas e melhores orçamentos para as ações a favor dos direitos humanos no Recife, combatendo toda e qualquer forma de preconceito, violência e discriminação.”

COMPROMISSO COM O SERVIÇO PÚBLICO

“Como sindicalista e futuro vereador do Recife defenderei a realização de concursos públicos e a melhoria geral das carreiras  para os servidores públicos, a valorização salarial e de sua formação profissional.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DEPOIMENTOS

Rinaldo é uma liderança muito jovem que tem demonstrado ao longo desses anos compromisso com os trabalhadores. Um companheiro alegre, simples, humilde, bem humorado e, sobretudo, uma pessoa em quem os trabalhadores podem confiar.

Paulo Rubem Santiago
Professor e político (PE)

Ele é um jovem atuante, comprometido com a luta do nosso povo, tem um grande apoio, tem seu pai que eu conheci desde os tempos antigos do movimento sindical.

João Paulo
Ex Prefeito do Recife

VÍDEO