2021 outubro 01 Câmara Municipal promoveu Reunião Pública com o tema “A Importância do Centro de convivência para os Idosos no Recife” na manhã desta sexta (01), Dia do Idoso

Câmara Municipal promoveu Reunião Pública com o tema “A Importância do Centro de convivência para os Idosos no Recife” na manhã desta sexta (01), Dia do Idoso

Câmara Municipal promoveu Reunião Pública com o tema “A Importância do Centro de convivência para os Idosos no Recife” na manhã desta sexta (01), Dia do Idoso

Foto: Reprodução CMR

Por proposição do vereador Rinaldo Junior (PSB), a Câmara Municipal do Recife promoveu na manhã desta sexta-feira (01), de forma remota, e no dia em que se comemora do Dia do Idoso, uma REUNIÃO PÚBLICA ONLINE que debateu sobre o tema “A Importância do Centro de convivência para os Idosos”.

“Esse dia foi muito importante e enriquecedor para a Câmara Municipal do Recife, onde todos que aqui participaram, contribuíram bastante com a política dos idosos do nosso Recife. Queremos ampliar esse debate cada vez mais aqui na Câmara Municipal e o nosso mandato está  empenhado nessa temática. Quero, em nome desta Casa Legislativa, agradecer a todos os participantes por esse rico debate. Nosso primeiro passo será, de mãos dadas, todos nós, trabalharmos no sentido da Prefeitura do Recife criar o mais breve possível o Centro de Referência na casa de dona Maria da Conceição, nos Aflitos”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior.

A Reunião Pública foi coordenada pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB), autor do requerimento que propôs o evento, que teve participação de diversas autoridades do Recife e do Estado, como a Secretária Executiva de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo do Estado, Marília Bezerra, da Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, do Secretário de Governo do Recife, Carlos Muniz, da Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Pessoa Idosa da Capital, Luciana Maciel Dantas Figueiredo, do Presidente da SBGG e no COMDIR (como conselheiro Suplente) pela SBGG, Dr. Sérgio Durão, do Advogado e Presidente da Comissão Nacional de Direito do Terceiro Setor. Dr. André Carvalho,  do representante da Comissão do Idoso da OAB, Dr. José Maria Silva, da Coordenação Colegiada do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sergio Falcão Durão e do Advogado e Coordenador Colegiado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Frederico Call Muinhos.

“O Centro de convivência para idosos do Recife é um justo pleito das pessoas que discutem este tema, pois o envelhecimento da nossa população já é uma certeza: O Brasil terá mais idosos do que jovens em 2060. Em 2019, o número de idosos no país chegou a 32,9 milhões, um aumento de 29,5% nesse grupo etário, se comparado a 2012. Por isso, a importância de discutir o Centro de convivência para idosos” conclui o vereador.

O centro de Convivência não serve apenas para a inclusão, proteção e melhoria da qualidade de vida da população idosa, mas tem por objetivo evitar a institucionalização precoce do idoso, estimulando sua independência e autonomia, evitando, assim, o isolamento social, a depressão, bem como o surgimento de doenças limitantes.

Recentemente, o vereador Rinaldo Junior fez uma Indicação à Prefeitura do Recife e à  Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, para seguir o que diz a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que estabelece a necessidade dos municípios de constituírem “Centro de convivência para Idosos”, como uma modalidade não asilar de atendimento à população idosa independente ou não das limitações.

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *