2018 dezembro 07 José Maria Silva recebe Título de Cidadão Recifense

José Maria Silva recebe Título de Cidadão Recifense

José Maria Silva recebe Título de Cidadão Recifense

O vereador e líder da Bancada da Oposição na Câmara Municipal do recife, Rinaldo Junior (PRB), presta homenagem ao professor e presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), José Maria Silva, com a concessão do Título de Cidadão Recifense. A Sessão Solene que oficializa a entrega do título acontece na terça-feira (11/12), às 18h, na Câmara Municipal do Recife.

Nascido em Palmerina, Agreste pernambucano, José Maria Silva, completa 50 anos de magistério este ano de 2018. Esta, entre outras razões, levou o vereador Rinaldo Junior à indicação do nome do professor ao título.  São anos dedicados a formação educacional dos recifenses e pernambucanos. Inclusive, contribuiu com a formação de juristas, advogados, juízes, membros do Ministério Público, parlamentares e personalidades da sociedade pernambucana.

“José Maria Silva adotou Recife como cidade e se comprometeu a formar seus cidadãos e cidadãs ao longo destes 50 anos. Nada mais justo que homenageá-lo com esse tiítulo”, defende o vereador Rinaldo Junior.

SERVIÇO – Concessão do Título de Cidadão Recifense

Data: Terça-feira (11/12)

Local: Plenário da Câmara Municipal do Recife. Rua Princesa Isabel, 410 – Boa Vista.

Horário: 18h

PERFIL COMPLETO – José Maria Silva nasceu em 14/07/1946, na cidade de Palmeirina, no sítio Bananeiras, agreste de Pernambuco. Filhos de Quitéria Caetano da Silva e do agricultor José Alves da Silva, conhecido por Zezinho Cazuza que foi vereador da cidade e presidente da Câmara Municipal. Casado com a professora do estado Denise Maria de Souza e Silva, tem cinco filhos, Marcus, Micheline, Claudius, Pedro e Rafael, e nove netos. Este ano de 2018, José Maria Silva completa 50 anos de magistério.

 Saiu de Palmeirina em direção ao Recife para ser seminarista. Mais tarde, após deixar os estudos da teologia, formou-se em Pedagogia e Letras, e passou a ser professor da Rede Pública de Ensino do Estado nas Escolas Alana D’Arc, Assis Chatoubriand, e foi diretor da Escola Estadual José Vicente, no bairro do IPSEP. Na rede privada, lecionou no Colégio Marista, no São Luís e no Americano Batista. Em 1972, formou-se em Direito, e continuou a lecionar Letras e Direito na Universidade Católica de Pernambuco, formando inúmeros juristas, advogados, juízes, membros do Ministério Público, parlamentares e personalidades da sociedade pernambucana. Foi advogado da Assistência Judiciária por dez anos, atuando como advogado e defensor da população carente de Afogados e da Imbiribeira. Além da Unicap, atualmente, é professor da Universidade Salgado de Oliveira.

José Maria Silva possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), graduação em Filosofia – Seminário Regional do Nordeste (1967), graduação em Licenciatura em Pedagogia Com Habilitação Em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (1977), e graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1973). Pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Pernambuco (1981) e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002).

Atualmente é Presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE). Tesoureiro do IBDFAM/PE – Instituto Brasileiro de Direito de Família. Membro do INAMA – Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem. Sócio da Sociedade JM Advogados, escritório jurídico constituído na cidade desde 1979.

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *