2018 agosto 15 Projeto de Lei propõe orientação profissional para 1º emprego nas escolas municipais do Recife

Projeto de Lei propõe orientação profissional para 1º emprego nas escolas municipais do Recife

Projeto de Lei propõe orientação profissional para 1º emprego nas escolas municipais do Recife

Foto: Carlos Lima/CMR

Foto: Carlos Lima/CMR

Preocupado com o grave quadro de desemprego na capital pernambucana, o vereador e líder da oposição na Câmara Municipal do Recife (CMR), Rinaldo Junior, apresentou na Câmara Municipal do Recife , hoje (15/08) durante sessão ordinária, um Projeto de Lei Ordinária (PLO) de sua autoria que institui a Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas Escolas Públicas Municipais. Com a aprovação do PLO, a semana de orientação profissional será realizada, anualmente, na primeira semana de novembro, nas escolas públicas do Recife, que deverão realizar atividades de orientação profissional para o primeiro emprego com alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental.

“Esta proposição tem por objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho de milhares de jovens que buscam o primeiro emprego, através da orientação profissional e do debate sobre o tema, dando condição a esses jovens de ingressar no mundo do trabalho quando atingirem a idade prevista por lei”, explica o vereador Rinaldo Junior. O foco no público jovem surgiu diante de outro dado alarmante. Segundo estudo recente do Banco Mundial, 52% da população jovem brasileira, quase 25 milhões de pessoas, estão desengajadas da produtividade. Nessa conta, estão os 11 milhões dos chamados “nem-nem”, aqueles que nem trabalham, nem estudam. A eles foram somados aqueles que estão estudando, mas com atraso em sua formação, e os que trabalham, porém estão na informalidade.

Rinaldo Junior afirmou também que não poderia não tomar atitudes enérgicas diante do cenário apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) onde Recife registra um saldo negativo de -74.391 postos de trabalho, de janeiro de 2013 a janeiro de 2018. “No mês de junho, o desemprego recuou no Brasil para 12,4%, mas ainda atinge 13 milhões de pessoas. Pernambuco é o estado com mais desempregados do país e, infelizmente a nossa cidade pode ser considerada a capital do desemprego”, lamenta.

O vereador também esclareceu em seu discurso que a Lei pode ser incluída na Secretaria de Educação, no Programa 2.183 – realização de políticas de incentivo à formação de jovens para a cidadania e o trabalho -, que atualmente dispõe de mais de R$ 11 milhões de orçamento.

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *