2017 novembro 06 NOTA DE REPÚDIO do vereador do Recife Rinaldo Junior sobre alteração do desfile e concurso das agremiações carnavalescas tradicionais no ​C​arnaval 2018

NOTA DE REPÚDIO do vereador do Recife Rinaldo Junior sobre alteração do desfile e concurso das agremiações carnavalescas tradicionais no ​C​arnaval 2018

NOTA DE REPÚDIO do vereador do Recife Rinaldo Junior sobre alteração do desfile e concurso das agremiações carnavalescas tradicionais no ​C​arnaval 2018

“Após sermos procurados por diversas agremiações tradicionais que fazem o Carnaval do Recife subo na tribuna, na tarde de hoje (06/11), para repudiar a decisão da Prefeitura do Recife de mudar a data e o local de realização do desfile e concurso das agremiações carnavalescas tradicionais, no Carnaval de 2018. Mudança essa proposta no último dia 30 de outubro, durante uma reunião de caráter unilateral, apenas para comunicar uma decisão prévia, em detrimento de se abrir o debate com todas as manifestações culturais da cidade.

Além de retirar o desfile e o concurso da Avenida Nossa Senhora do Carmo e o colocá-los em um trecho da Avenida Alfredo Lisboa, iniciando no Forte do Brum e encerrando próximo ao Museu Cais do Sertão, o desfile/concurso passaria a ser realizado na semana que antecede a semana pré-carnavalesca e não mais durante os dias de Carnaval. Ou seja, não será nem na semana pré, eles querem colocar nos dias 31 de janeiro, 1, 2 e 3  de fevereiro. O senhor secretário-executivo de CulturaEduardo Vasconcelos, explicou que os grupos pedem desde 2015  que o evento fosse transferido para mais perto do Marco Zero, polo principal da festa, para ganhar mais visibilidade.

Primeiro, acreditamos que a solução não é retirar o desfile do período carnavalesco, pois dessa forma nossas tradicionais agremiações não serão vistas pelos milhares de turistas vindos de toda parte do mundo, que chegam a Pernambuco, em sua maioria a partir da quinta-feira da semana pré-carnavalesca, sem falar da quebra da tradição do carnaval do Recife, onde nossas agremiações históricas ficarão pela primeira vez de fora do Carnaval recifense. Uma decisão discriminatória da Prefeitura do Recife.

Sem falar que toda a imprensa nacional e internacional leva nossa cultura para todas as partes deste país e do mundo durante os dias oficiais da festa de momo. Com essa decisão retrograda da Prefeitura, vamos retirar a visibilidade de nossas agremiações tradicionais e centenárias dos dias de Carnaval.

O poder público municipal precisa fazer o inverso, que é valorizar nossas manifestações culturais e colocá-las no melhor palco do Recife, que é, sem dúvida hoje, o Marco Zero. Ao invés de excluí-las do Carnaval, o prefeito Geraldo Júlio deveria colocá-las dentro da programação do Marco Zero, durante o período carnavalesco para uma maior visibilidade, tanto do grande público, que terá acesso às apresentações, quanto da grande imprensa local, nacional e internacional, que poderá, aí sim, levar as imagens de nossa cultura para todo o planeta, e não apenas de se limitar a um palco físico, com shows de artistas nacionais.

Nossas manifestações merecem estar onde o povo está, ocupando os espaços mais importantes do Carnaval de nossa cidade, nos dias oficiais da festa. O governo também precisa apoiar essas agremiações para que elas possam realizar suas apresentações, mostrar a beleza e a riqueza da diversidade cultural do nosso Recife e do nosso Pernambuco.

Peço nesse momento apoio desta Casa, de nossos pares, peço apoio da sociedade, dos movimentos culturais, dos artistas, dos clubes carnavalescos, dos blocos líricos, dos maracatus e caboclinhos, dos Afoxés, das Escolas de Samba, para juntarmos nossas forças e não permitir que esta tomada de decisão unilateral por parte da Prefeitura do Recife venha excluir da cena principal do carnaval da cidade, as nossas manifestações culturais, que realmente fazem e abrilhantam a nossa festa”.

 

Rinaldo Junior

Vereador do Recife

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

One Comment

  1. Bom dia vereador Rinaldo!

    Parabéns pelas intervenções em defesa da cultura durante o Carnaval.
    Sua fala, juntamente com a vereadora Marília Arraes, fortalece nossa luta e a de todas as lideranças de agremiações carnavalesca.
    São essas atitudes que projeta confiança e respeito no legislativo.
    Em nome de Ricardo Amaral, parabenizo toda sua equipe.

    Forte abraço!
    Luciene Malta

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *