2017 outubro 16 Paulo Rubem Santiago recebe título de Cidadão Recifense, nesta segunda (23)

Paulo Rubem Santiago recebe título de Cidadão Recifense, nesta segunda (23)

Paulo Rubem Santiago recebe título de Cidadão Recifense, nesta segunda (23)

O ex-vereador do Recife e ex-deputado federal e estadual por Pernambuco, Paulo Rubem Santiago, receberá nesta segunda-feira (23/10), às 18h, o Título de Cidadão Recifense pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Recife, através da Lei 18.385/2017, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB). Paulo Rubem Santiago Ferreira, 62 anos (17/07/1955) é professor do Departamento de Educação Física e mestrando em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A Casa José Mariano compreendendo sua grandeza pública, os serviços prestados ao nosso município e o amor que revela em cada atitude a esta cidade de Recife tão querida por ele, com a aprovação deste nosso projeto, concede a Paulo Rubem o Título Cidadão do Recife, honraria que se completa na imensa satisfação de Recife e sua população”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior em sua justificativa.

 PAULO RUBEM SANTIAGO é natural do Rio de Janeiro (RJ). Chegou à Pernambuco e ao Recife aos 17 anos de idade, e formou-se em Educação Física pela UFPE, em 1976, quando começou, politicamente, a militar no movimento estudantil. Paulo Rubem iniciou sua vida pública na década de 1970, atuando em entidades de representação de profissionais ligados à Educação, como a Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco, hoje o SINTEPE, e a Associação os Docentes da UFPE (ADUFEPE).  Foi fundador da CUT e do PT em Pernambuco.

Há 25 anos, na eleição de 1988, disputou eleição para vereador do Recife, ficou como suplente, entrando em seguida na suplência de João Paulo. Na eleição seguinte de 1992, foi eleito como o vereador mais votado da cidade do Recife, com 6.518 votos, exercendo mandato na Câmara de Vereadores entre 1991 e 1994. Exerceu mandatos de deputado estadual (1995-2002) e também representou nosso estado por três vezes na Câmara Federal de 2003 à 2014, com atuação destacada em diversas áreas como educação, orçamento e cultura.

No período de 2015 a 2016, foi presidente da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, implementando uma gestão inovadora e dando status nacional a esta entidade. Em mais de 35 anos de dedicação às pautas da Educação; do Orçamento e da Cultura, Paulo Rubem Santiago marcou sua trajetória parlamentar com algumas conquistas, entre elas, está a lei municipal que criou os Conselhos Escolares e instituiu a eleição direta para dirigentes da rede de ensino do Recife. Na Assembleia Legislativa, criou a Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública. Na Câmara dos Deputados, foi titular da Comissão de Educação e Cultura e integrou as comissões especiais que apreciaram a PEC do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); que instituiu o piso salarial nacional para os professores do ensino básico e que analisou o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). Teve um papel destacado como co-autor da Lei da Ficha Limpa e coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção

No Congresso Nacional, ele ainda atuou na área de finanças, na comissão mista de orçamento, planos e fiscalização. Em 2012 e 2013 Paulo Rubem figurou entre os parlamentares mais atuantes e influentes do legislativo nacional, ranking elaborado anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Também em 2012, foi o vencedor do Prêmio Congresso em Foco na categoria “Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos”. Como deputado federal, destinou diversas emendas para o Município de Recife, como por exemplo, a que criou o Centro de Referência Clarice Lispector do Recife, que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e ou sexista.

Author: Rinaldo Junior ASSCOM

Vereador do Recife. Presidente do SIEEC-PE e da Força Sindical-PE.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *